Clique nas imagens para ampliar
ENSAIO DE FRATURA E METALOGRAFIA EM SOLDA POR LABORATÓRIOS ESPECIALIZADOS
A avaliação da qualidade de um produto soldado assegura a conformidade com os requisitos operacionais da peça em questão. É fundamental, portanto, desenvolver estudos e análises que consigam identificar pontos frágeis (descontinuidades) no cordão de solda. A partir disso, uma série de atividades são beneficiadas, visto que a segurança contra a falha do produto é amplificada.
Entre os diversos ensaios para qualificação de uma junta soldada é recomendado realizar um ensaio de fratura e metalografia em solda, que busca analisar a fusão na raiz da solda em ângulo, a microestrutura, o tamanho de grão e propriedades da zona termicamente afetada para estimar a viabilidade da inclusão da peça soldada em um determinado processo.
Com 15 anos de experiência em análises e ensaios mecânicos, o Labteste Laboratório Metalúrgico conta com estrutura para receber lotes de peças de todo o país. A empresa cobre todas as demandas dos setores produtivos, efetuando ensaios destrutivos, como tração, dureza e impacto ou não-destrutivos, como líquido penetrante, partículas magnéticas e ultrassom. No ensaio de fratura e metalografia em solda, é emitida uma documentação específica que comprova a qualificação do trabalho desempenhado. Isso é importante tanto para avaliações internas de qualidade, quanto para a obtenção de regulamentações perante órgãos de auditoria e outras instituições.
DEFEITOS ENCONTRADOS PELO ENSAIO DE FRATURA E METALOGRAFIA EM SOLDA
O ensaio de fratura e metalografia em solda é responsável por detectar alguns defeitos comuns ao processo. O aparecimento de descontinuidades são as causas mais comuns, mas que podem comprometer a confiabilidade dos serviços perante os clientes. Por conta disso, é importante recorrer à análise para identificar:
- trincas: a formação de trincas acusa algum defeito referente aos parâmetros utilizados durante a solda, visto que, são resultados da má composição da microestrutura requerida para a atividade;
- porosidades: as porosidades também são falhas decorrentes dos parâmetros de solda ou da presença de contaminantes no processo. Novamente, o ensaio de fratura e metalografia em solda assegura a qualidade desejada pelos consumidores;
- falta de fusão: a falta de fusão não estabelece de maneira ideal o cordão, sendo um fator causador de falhas inesperadas.
O QUE PREVINE ENSAIO DE FRATURA E METALOGRAFIA EM SOLDA
A principal ideia da metalografia em solda é avaliar pontos suscetíveis à fratura dos produtos. A formação da martensita na zona afetada pelo calor e/ou a formação de crioprecipitados são exemplos de microestruturas indesejadas. Também é comum a necessidade de avaliar a proporção de fases em aço inoxidáveis duplex.
Fazendo parte da Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaio – RBLE o Labteste presta serviços com excelência, qualidade e confiabilidade. Sendo referência na área de análises e ensaios mecânicos, demonstra sua competência e confiança através da acreditação na norma ABNT NBR ISO/IEC 17025.
Para saber mais sobre Ensaio de fratura e metalografia em solda
Ligue para 19 3463-5436 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!