Clique nas imagens para ampliar
ENSAIO DE TRAÇÃO EM AÇO E OUTRAS LIGAS
Conhecer as propriedades mecânicas de um material é uma tarefa importante para que o projetista consiga desenvolver um produto que ofereça segurança e eficiência. Um dos procedimentos utilizados para determinar as propriedades mecânicas dos materiais é o ensaio de tração, que serve para determinar a tensão normal máxima de ruptura, a tensão normal de escoamento e a ductilidade do material.
Com estrutura e capacidade para atender demandas específicas, o Labteste Laboratório Metalúrgico se destaca pela excelência nas análises realizadas. Ao todo, os clientes podem desfrutar de trabalhos como ensaios mecânicos – que contemplam o ensaio de tração em aço e outras ligas, ensaio de flexão, ensaio de impacto (Charpy), ensaio de dureza e outros ensaios variados, como análises metalográficas, análises químicas e inspeções em solda. Desta forma, a atuação do Labteste é imprescindível para documentar o controle de qualidade dos clientes, possibilitando a verificação detalhada da conformidade de produtos e indicando melhorias com base nos resultados coletados em amostras.
PROPRIEDADES OBSERVADAS NO ENSAIO DE TRAÇÃO EM AÇO E OUTRAS LIGAS
O ensaio de tração em aço fornece embasamento para que algumas propriedades quantitativas do material estudado sejam determinadas. Assim, o ensaio retrata com precisão características como:
- tensão máxima ou limite de ruptura: como o nome já propõe, é a tensão máxima o qual o material suporta antes de romper. Para os materiais dúcteis, é a fase onde se inicia a estricção do material. Já para os materiais frágeis, é a fase onde ocorre a ruptura;
- tensão de escoamento: o ensaio de tração em aço ilustra de maneira confiável a tensão de escoamento do material, apresentando o valor de tensão para o qual o material passa do regime de deformação elástica para o regime de deformação plástica;
- alongamento e estricção: essas duas propriedades mecânicas avaliam a ductilidade do material.
O conhecimento da ductilidade dos materiais é importante por pelo menos duas razões. Primeiro, ela indica ao projetista o grau com o qual a estrutura irá se deformar plasticamente antes da fratura. Segundo, ela especifica o grau de deformação permissível durante processos de fabricação.
Materiais frágeis apresentam baixo nível de estricção e alongamento (ferro fundido cinzento, por exemplo), já os materiais dúcteis apresentam valores apreciáveis de alongamento e estricção.
CONHECIMENTOS DO LABTESTE NO ENSAIO DE TRAÇÃO EM AÇO
Para confirmar o amplo conhecimento sobre os procedimentos realizados, o Labteste conta com certificação de órgãos competentes reconhecidos no Brasil todo, como CREA e CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação do ) que assegura a qualidade e confiabilidade nos serviços prestados, como no ensaio de tração em aço.
Para saber mais sobre Ensaio de tração em aço
Ligue para 19 3463-5436 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!