Clique nas imagens para ampliar
PARTICULARIDADES DE ENSAIOS MECÂNICOS E ANÁLISES DE FALHAS
O conhecimento sobre as condições que conduziram a falha de um material é fundamental para etapa de seleção de materiais em um projeto ou para realizar correções em um processo de fabricação. É preciso conhecer as condições de contorno de um produto (esforços e o ambiente que o produto estará sujeito, por exemplo), as propriedades físicas e químicas dos materiais para que o projetista possa selecionar o material que oferecerá o melhor desempenho e segurança ao produto. O embasamento para esta decisão pode ser realizada através de ensaios mecânicos e análises de falhas que apresentam as causas que conduziram o material a falhar.
Localizado em Santa Bárbara d’Oeste, o LABTESTE Laboratório Metalúrgico é especializado em uma ampla gama de ensaios mecânicos e análises de falhas. Além dos ensaios mais comuns do mercado, são desenvolvidas análises específicas como:
- Análise do mecanismo da fratura (fractografia) e análise de corrosão.
Outro trabalho específico entregue pelo laboratório prioriza a avaliação de produtos soldados, que possuem zonas termicamente afetadas e regiões suscetíveis à maior fragilidade em decorrência da fusão do material. Todos estes procedimentos procuram fornecer condições para a evolução dos sistemas de controle de qualidade adotados pelos clientes.
AVALIAÇÕES EM ENSAIOS MECÂNICOS E ANÁLISES DE FALHAS
Os ensaios mecânicos e as análises de falhas permitem verificar as características dos materiais. Os ensaios mecânicos e análises de falhas são compostos pelos seguintes ensaios, mas não se limitando a:
- ensaio de tração: o ensaio de tração permite avaliar as propriedades mecânicas como: tensão máxima de resistência, tensão de escoamento, ductilidade, módulo de elasticidade e entre outras;
- ensaio de impacto: este ensaio permite que o projetista verifique a tenacidade e o comportamento da fratura do material em condições de baixa temperatura, alta taxa de deformação e estado triaxial de tensões (proveniente do entalhe no corpo de prova);
- ensaio de dureza: este ensaio mensura a resistência de um material à penetração de outro corpo, que possua dureza mais elevada.
Já os ensaios que compõem a análise de falha são compostos pelos seguintes itens, mas não se limitam a:
- ensaio micrográfico: este ensaio permite detectar fases microestruturais que podem comprometer a resistência mecânica ou à corrosão de um material, podendo ocasionar a falha prematura de um material;
- ensaio químico para a determinação da composição química de um material: é um ensaio fundamental para uma análise de falha, pois permite avaliar se o material apresenta falta ou excesso no teor de determinados elementos químicos, podendo ocasionar: baixa resistência mecânica, baixa resistência à corrosão, baixa temperabilidade, baixa tenacidade, baixa resistência a abrasão e entre outros fatores;
- microscopia eletrônica por varredura e espectrometria por energia dispersiva: a combinação desses dois ensaios é muito utilizada em análises de falha, principalmente as falhas que estão associadas à corrosão, pois esses dois ensaios permitem avaliar os produtos de corrosão depositados na superfície de um material corroído e, com isso, determinar os elementos que conduziram à corrosão. As imagens capturadas pela microscopia eletrônica por varredura permite avaliar, também, o mecanismo da corrosão (se a corrosão teve uma progressão por pites, intergranular, alveolar, generalizada e entre outras).
CERTIFICAÇÃO EM ENSAIOS MECÂNICOS E ANÁLISES DE FALHAS
O Labteste conta com experiência e qualidade para a realização dos serviços como em ensaios mecânicos e análises de falhas. Isso é comprovado pelas certificações do laboratório (CREA, Reblas (Anvisa), CRC e CGCRE (único organismo de acreditação reconhecido no Brasil para avaliar a qualidade de laboratórios de acordo com a ABNT NBR ISO/IEC 17025).
Para saber mais sobre Ensaios mecânicos e análises de falhas
Ligue para 19 3463-5436 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!