Clique nas imagens para ampliar
QUAIS OS OBJETIVOS E O QUE FAZEM OS ENSAIOS MECÂNICOS NÃO DESTRUTIVOS
Os ensaios mecânicos são utilizados pela indústria petrolífera e petroquímica, aeronáutica, caldeiraria, siderúrgica, metalúrgica, naval, fundição, papel e celulose, dentre outras, os ensaios mecânicos não destrutivos são constituídos por várias técnicas que visam analisar a integridade interna e superficial de materiais ferrosos e não ferrosos, com o objetivo de identificar certas descontinuidades como trincas, dupla laminação, cavidades, bolhas, rechupes e muitas outras, que podem prejudicar a performance de uma peça em seu objetivo de utilização.
COMO FUNCIONAM OS ENSAIOS MECÂNICOS NÃO DESTRUTIVOS E SEUS PRINCIPAIS TIPOS
Os ensaios mecânicos não destrutivos, ao contrário dos ensaios mecânicos convencionais, não oferecem risco de prejudicar a peça ou torná-la inutilizável em algum aspecto, pois não corrompem a estrutura do material. Normalmente, as ferramentas e instrumentos utilizadas nesses tipos de ensaios não são abrasivas, ou seja, não deixam nenhuma marca ou resíduo na peça, o que permite a utilização de peças acabadas ou semiacabadas.
Apesar de não aplicarem métodos extremos para inspeção das peças, os ensaios mecânicos não destrutivos, fornecem informações precisas a respeito do nível de falhas do produto, presença de descontinuidades internas e externas, qualidade da fabricação, fundição e soldagem, enfim de suas características tecnológicas ou ainda, um quadro minucioso sobre a degradação do material ou equipamento sob condições de uso adversas.
A escolha do ensaio não destrutivo mais adequado dependerá principalmente da finalidade da avaliação do material, de suas características físicas, como o magnetismo por exemplo. São muitos os tipos de ensaios mecânicos não destrutivos existentes, cujos principais são:
- Radiografia, Gamagrafia e Radioscopia
- ultrassom;
- ensaio visual;
- líquido penetrante;
- partículas magnéticas;
- estanqueidade;
- teste por pontos.
Além de verificar defeitos, os ensaios mecânicos não destrutivos podem ainda, servir para identificar propriedades químicas (presença de elementos químicos), dimensões (medição de espessura) ou comportamento de produtos e equipamentos sob determinada condição (ensaios funcionais).
LABTESTE – EXCELÊNCIA E AGILIDADE EM ENSAIOS MECÂNICOS NÃO DESTRUTIVOS
Fundado em 2004, o Labteste Laboratório Metalúrgico é um laboratório com profunda especialização em serviços de ensaios mecânicos, ensaios mecânicos não destrutivos (END), análises químicas, inspeções, ensaios de susceptibilidade à corrosão intergranular, análises metalográficas e inspeção de soldagem, seguindo normas técnicas e especificações nacionais e internacionais da indústria em geral. Localizado em Santa Bárbara d’Oeste, na região metropolitana de Campinas, no estado de São Paulo, o Labteste Laboratório Metalúrgico atende todo o Brasil, sendo um laboratório com referência de qualidade reconhecido por todo o país.
O Labteste é um laboratório acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre) na ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017 para a realização de Análise Química de Ligas Ferrosas. Esta acreditação constitui a expressão formal do reconhecimento de sua competência para realizar atividades de ensaios.
Para saber mais sobre Ensaios mecânicos não destrutivos
Ligue para 19 3463-5436 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!