Clique nas imagens para ampliar
PRÁTICAS DESEMPENHADAS PELO LABORATÓRIO DE ANÁLISE DE FALHAS MECÂNICAS
O conhecimento das características que acarreta em falhas catastróficas de produtos mecânicos é determinante para encontrar pontos de melhoria em um processo produtivo. Em muitos casos, há o sucateamento do produto em decorrência de defeitos simples na fabricação, como o mal uso do equipamento ou o dimensionamento inadequado das partes. Quando o cenário envolve a fratura, frágil ou dúctil, que ocorre em condições não condizentes com as propriedades do material escolhido, pode-se encontrar o real fator resultante do acontecimento. Para isso, é importante procurar o auxílio especializado de um laboratório de análise de falhas mecânicas.
Fundado em 2004, o Labteste Laboratório Metalúrgico é capacitado para desenvolver inúmeros procedimentos que procuram estabelecer parâmetros para uso de materiais. Além da atuação como laboratório de análise de falhas mecânicas, são oferecidos serviços referentes a ensaios mecânicos destrutivos – como ensaio de tração, dureza ou impacto – e ensaios não-destrutivos – englobando ensaio de líquido penetrante, ultrassom e partículas magnéticas. O Labteste também é capacitado para estudar o comportamento de materiais através de análises metalográficas e químicas, conferindo o atendimento às principais necessidades dos clientes do segmento.
CONSIDERAÇÕES REALIZADAS PELO LABORATÓRIO DE ANÁLISE DE FALHAS MECÂNICAS
Ao analisar um novo caso, um laboratório de análise de falhas mecânicas deve trabalhar com determinadas considerações para facilitar a obtenção dos resultados. Sendo assim, os colaboradores dos laboratórios procuram trabalhar com hipóteses como:
- principais evidências de falhas: a partir dos defeitos aparentes, como estrias na superfície, marcas de praia na fratura, fratura frágil e fenômenos similares, o laboratório de análise de falhas mecânicas identifica a causa da falha da amostra analisada;
- tipo de esforço: o tipo de esforço também pode ser estimado pelo tipo de defeito, mas é comum que seja estudado em conjunto com outras particularidades. Contudo, é importante saber a solicitação imposta sobre o conjunto e a microestrutura da região afetada;
- vida útil: é importante que a fadiga seja devidamente investigada, e para isso deve-se conhecer a vida útil do material em questão.
Uma das causas mais comuns de falhas mecânicas e catastróficas em componentes mecânicos, como tubulações por exemplo, é a ocorrência da corrosão. Nestes casos também, o Labteste disponibiliza aos seus clientes a possibilidade de análise em microscópio eletrônico de varredura (MEV). Nele é possível, por exemplo, a análise dispersiva por raios x (EDS), muito utilizado para a análise da composição dos produtos da corrosão e determinar a real causa da corrosão do componente.
LABTESTE COMO LABORATÓRIO DE ANÁLISE DE FALHAS MECÂNICAS
O Labteste se destaca por contar com capacidade estrutural para atender a polos industriais situados em qualquer parte do território brasileiro. Especialmente para a análise de falhas mecânicas, o Labteste conta com pessoal de engenharia treinado e capacitado com muita experiência e histórico comprovado na elucidação da causa de inúmeras falhas já analisadas no laboratório.
Comprometido em prestar sempre resultados precisos, o laboratório conta com uma equipe de profissionais técnicos qualificados e equipamentos de última geração. Acreditado pela norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 fazendo parte assim da Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaio – RBLE.
Para saber mais sobre Laboratório de análise de falhas mecânicas
Ligue para 19 3463-5436 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!