Clique nas imagens para ampliar
IMPORTÂNCIA DE REALIZAR TRATAMENTO TÉRMICO DE ALÍVIO DE TENSÕES EM JUNTAS SOLDADAS
Os procedimentos de soldagem são úteis quando é necessário unir de maneira resistente duas partes metálicas, mas apresenta uma série de agravantes se não forem devidamente condicionadas. É imprescindível um cuidado especial com a região soldada, visto que a união por fusão apresenta muitas vezes uma zona frágil na estrutura da peça. Além disso, a existência de tensões internas facilita o desenvolvimento de trincas e outros defeitos, que podem culminar no rompimento inesperado da estrutura. Sendo assim, é importante o planejamento para realização de um tratamento térmico de alívio de tensões em juntas soldadas, que resumidamente consiste em adequar o material, eliminando assim as tensões residuais geradas pelo processo de soldagem e evitando distorções e falhas prematuras.
O tratamento térmico de alívio de tensões em juntas soldadas é de extrema importância quando o processo de soldagem é realizado em materiais que apresentam facilidade no surgimento de estrutura martensítica na Zona Afetada pelo Calor (ZAC), como por exemplo, aços com alto teor de carbono e/ou elementos de liga que influenciam diretamente na temperabilidade do material.
Com sede em Santa Bárbara d’Oeste, na região metropolitana de Campinas, em São Paulo, o Labteste Laboratório Metalúrgico é capacitado e certificado para entregar diversos serviços no segmento de análises e ensaios mecânicos. O reconhecimento de boas práticas é confirmado com a certificação de órgãos como CREA, Anvisa, Inmetro, Anfavea, CRCC (Petrobrás) e outras, que ajudam a comprovar a seriedade do laboratório. O cuidado com a prestação adequada de trabalhos também é observado pela abrangência nacional do Labteste, devidamente habilitado para a realização de procedimentos de tratamento térmico de alívio de tensões em juntas soldadas, atendendo a qualquer pólo regional ou nacional.
ETAPAS DO TRATAMENTO TÉRMICO DE ALÍVIO DE TENSÕES EM JUNTAS SOLDADAS
O tratamento térmico de alívio de tensões em juntas soldadas depende de parâmetros controlados para ser bem-sucedido. De uma maneira geral, este procedimento é realizado a partir das seguintes etapas:
- aquecimento: a peça é aquecida a uma temperatura inferior à temperatura crítica de transformação da microestrutura do aço, ou seja, sem surgimento de novas fases;
- encharque ou tempo de patamar: após o aquecimento, deve-se manter a temperatura estável por um tempo adequado para o efetivo alívio de tensões;
- resfriamento: após o tempo de patamar, o tratamento térmico de alívio de tensões em juntas soldadas é finalizado com um resfriamento controlado e uniforme, normalmente lento.
EXPERIÊNCIA NO TRATAMENTO TÉRMICO DE ALÍVIO DE TENSÕES EM JUNTAS SOLDADAS
A história do Labteste confirma a experiência suficiente para a realização de procedimentos de alta especificidade. Ao todo, o laboratório já conta com mais de 15 anos de atuação no mercado.
O Labteste conta com equipe de profissionais da mais alta capacidade técnica. Especialmente na área de soldagem, possui em seu sócio diretor um especialista em engenharia da soldagem com amplo conhecimento da metalurgia da soldagem e capacidade de interpretação da real importância do tratamento térmico de alívio de tensões em juntas soldadas.
Para saber mais sobre Tratamento térmico de alívio de tensões em juntas soldadas
Ligue para 19 3463-5436 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!